segunda, 15 de julho de 2024
Euro 5.9719 Dólar 5.4766

INSTITUTO DE CEGOS DA BAHIA GANHA HOMENAGEM PELOS 90 ANOS, NA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR

Douglas Santana - 20/09/2023 14:49

Nesta quarta (20), o plenário da Câmara Municipal de Salvador (CMS) ficou lotado para sessão especial que celebrou os 90 anos do Instituto de Cegos da Bahia (ICB). Atualmente, o instituto realiza cerca de 250 mil procedimentos por ano. Visando aumentar o número de atendimentos, o ICB, localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, está com uma campanha para arrecadar fundos. A cerimônia começou com uma apresentação musical da estudante Manuela Dourado, 15 anos, que cantou o Hino Nacional.

A adolescente tem deficiência visual desde o nascimento, e faz aulas de música e matemática na unidade.

“Fiquei sabendo na semana passada que fui escolhida para cantar o hino e fiquei muito emocionada porque é um momento muito legal presenciar os 90 anos do Instituto. Gosto muito do local, porque convivo com pessoas iguais a mim e aprendo a ser independente”, contou.

A presidente do Instituto, Heliana Diniz, explicou que a instituição oferece acompanhamento, tratamento e reabilitação para as pessoas cegas ou com baixa visão, e acolhimento para as famílias.

“Nós ensinamos tudo. No caso das crianças, ensinamos os nomes das coisas, o braille, a matemática e atendemos também os familiares, porque quando nasce uma pessoa cega isso traz um luto para a família. Ensinamos que é uma deficiência, mas que ela pode ter uma profissão. Mas não é só trabalho, temos diversão e arte. Temos esporte, música, canto e informática. Estamos muito felizes com essa homenagem”, afirmou.

Durante o evento foi exibido um vídeo institucional com colaboradores da unidade e com o depoimento do músico e cantor Carlinhos Brown, padrinho do ICB. O vereador Alberto Braga (Republicanos), propositor da sessão, disse que a homenagem pode incentivar mais doações e fez um apelo para que as pessoas ajudem a instituição.

“É uma justa e merecida homenagem. São 90 anos de muito serviço e trabalho em prol de toda a Bahia, transformando vidas, não somente das pessoas com deficiência visual, mas também das famílias. O Instituto tem diversos braços na área de esporte, lazer, cultura e tecnologia. A ideia dessa homenagem é que a gente possa trazer mais parceiros e amigos para colaborar com essa instituição”, afirmou.

Quem deseja fazer doações ou está em busca de atendimento, a recomendação é acessar o site do Instituto.

 

Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.