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YOUPPER INSIGHTS CELEBRA 7 ANOS E LANÇA ESTUDO ‘OLHARES DA BAHIA’

João Paulo - 18/09/2023 13:20

Ao longo dos últimos sete anos, a Youpper Insights vem se envolvendo com diversas comunidades periféricas do mercado baiano e acaba de lançar o estudo Olhares da Bahia, que busca uma visão do Brasil real: complexo, intenso, verdadeiro e que vai além dos estereótipos de classe, de gênero e celebra a diversidade. A pesquisa está estruturada em três pilares: documental (desk research), olhar perceptual – cartografia comportamental + tríades e olhar percentual – pesquisa quantitativa.

O CEO da Youpper, o professor e cientista de dados, Diego Oliveira explica que para alcançar uma compreensão mais abrangente e aprofundada do estudo, optaram pela adoção da abordagem multimétodo. Em campo, apuram o olhar para o entendimento de quem são as pessoas correspondentes aos nove pilares da pirâmide – do rico, rico; ao pobre, pobre -, na qual segmenta seus consumidores não apenas segundo critérios etários e renda, mas também de acordo com seu poder de influência, comportamento e consumo dentro e fora da comunidade periférica que residem.

“Ver de perto. Cada pessoa é muito além do que se vê. Dentro da pirâmide, existem vários formatos de opinião que possuem vínculo muito forte com vários assuntos e, por isso, viram referência dentro dos seus círculos. Dado seu alto envolvimento com o tema, eles antecipam o novo e os traduzem para seus grupos. Pesquisar os formadores comunitários é, portanto, uma forma de enxergar no presente alguns comportamentos que serão massivos no futuro”, explicou Oliveira. O multimétodo combina a realização de grupos focais mensais e entrevistas quantitativas ao longo de um período de cinco meses, iniciadas em agosto e seguem até dezembro deste ano.

Olhares da Bahia

O estudo é realizado por meio da combinação entre a pesquisa documental (desk research). compreendendo uma revisão bibliográfica, ancorada em três pilares: na Antropologia e na Sociologia do consumo e dos efeitos nos seus sujeitos; nos estudos e considerações acerca da interface consumidor, cidadão, vínculos e conteúdo; e nos estudos de recepção (pesquisas feitas na Academia e dados secundários de diversas fontes disponíveis e online).

O Olhar perceptual – cartografia comportamental, que tem a técnica de observação. A etnografia proposta consiste no estudo de um objeto por convivência direta com a realidade onde se insere. A etnografia familiar, como modelo proposto de observação, nos possibilita apreender e registrar o envolvimento dos moradores com vários temas do dia a dia, além da relação com os meios de comunicação, notícias e acontecimentos. Por mês, são realizadas imersão no cotidiano de diversas famílias.

O Olhar percentual – pesquisa quantitativa é feito por meio de aplicação de entrevistas individuais. A fase traz a quantificação dos principais atributos a serem acompanhados para a construção dos valores e frentes, com objetivo de aproximar as decisões / ações ao público em geral, em especial as pessoas com influência na comunidade (para as classes mais populares) e, de fato, o quê e quem influencia as classes sociais. “Essa pirâmide pode ser o chamariz de tudo, porque o estudo “Olhares da Bahia’ vai além de letras”, advertiu.

Cartografia afetiva

A Cartografia Afetiva é um estudo de observação e interação participativa com fundamentos etnográficos, que promove a análise das relações humanas e usos de produtos e marcas em situações e ambientes reais do consumidor. Incorporação da natureza geográfica ao modelo qualitativo de inferência e associação entre as variáveis sócio-econômico-demográficas e comportamentais.

Entrega dos resultados

A entrega dos resultados segue a recomendação para planejamento de Marketing e Comunicação, extraídos dos insights da pesquisa; workshop criativo para discussão dos resultados e recomendações; e planejamento de ações para curto, médio e longo prazo.

Sobre a Youpper

A Youpper se insere nos cenários naturais das pessoas, identificando perfis de comportamento e produzindo insights captados a partir da realidade do target e traz como diagnóstico dos movimentos (sempre provisórios e em transformação), apontando relevos, características, formas, interesses e sentimentos: aspectos que subsidiarão a montagem das etapas posteriores da pesquisa e trarão elementos iniciais para o trabalho de comunicação.

“Acreditamos no trabalho colaborativo para alcançar resultados melhores, unindo a nossa capacidade e expertise em compreender diferentes mercados e comportamentos de consumo, com o conhecimento dos nossos clientes a respeito de seus próprios negócios, entregando serviços como pesquisas de mercado, consultoria em marketing e projetos especiais de comunicação”, destacou Diego Oliveira.

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