A Prefeitura de Salvador entregou o maior terminal de eletrocarga em área pública do país nesta segunda-feira (18). O equipamento está localizado ao lado da Estação Rodoviária do BRT, o que permite a recarga de forma mais fácil, sem que precisem se deslocar até as garagens, que ficam distantes das linhas, e será de uso exclusivo dos ônibus elétricos do modal.
A capacidade permite o terminal de carregar até 20 ônibus simultaneamente. A obra, feita com recursos do município, teve um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões. A nova estrutura tem 10 estações, com capacidade para atender dois ônibus cada. Os pontos, que podem chegar à potência de 160 kW/h cada, podem concluir o abastecimento completo de um veículo em até duas horas.
O equipamento foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller. O gestor municipal destacou o pioneirismo com a obra, considerada essencial para mudar a matriz energética dos ônibus no país.
“O transporte público sobre rodas no Brasil enfrenta hoje a maior crise da sua história. Com a escalada dos preços dos combustíveis nos últimos anos, a coisa comum é a gente ver empresas da área fechando as portas nas grandes cidades. Sem dúvidas, se a prestação desse serviço não trouxer inovação, não investir em tecnologia, ela não vai se sustentar”, disse.
Segundo Reis, o investimento não é apenas para o presente do transporte público, mas para o futuro.
“Só a tecnologia, a inovação e os ônibus elétricos vão permitir que, no futuro, o transporte público sobre rodas possa sobreviver. E não estamos poupando esforços para que façamos isso aqui em Salvador. Justamente porque estamos com isso tirando um dos componentes que mais pesam no custeio do sistema, que é o diesel. Os estudos mostram que ele, sozinho, representa 26% de todo o custeio”, afirmou.
FOTO: Secom/Betto Jr