sábado, 21 de dezembro de 2024
Euro 6.3985 Dólar 6.1493

RUI COSTA EVITA RESPONDER SOBRE ESCALADA DA VIOLÊNCIA NA BAHIA

Emilly Lima - 18/09/2023 15:40 - Atualizado 18/09/2023

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que participou da apresentação do Novo PAC a diplomatas de outros países nesta segunda-feira (18), evitou responder sobre a escalada da violência na Bahia, estado que ele governou entre 2015 e 2022. Desde o início deste ano, os baianos enfrentam o aumento da violência com crimes, tiroteios, sequestros e violência policial.

Neste final de semana, subiu para nove o número de mortos pela polícia após o assassinato de um policial federal (Veja aqui).

Questionado pela reportagem, Rui Costa desconversou e disse que o assunto da coletiva de imprensa era o lançamento do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A reportagem insistiu por um comentário, dizendo que ele foi governador no estado, ao que o ministro respondeu: “Fui”. E deixou o local.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foi na gestão de Rui Costa que os dados de violência policial na Bahia subiram. No período em que ele foi chefe-Executivo do estado, as mortes por membros das forças de segurança saltaram 313% e bateram recorde em 2022.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a Bahia foi o estado brasileiro com o maior número de assassinatos nos últimos oito anos, com registro de pelo menos 49,5 mil homicídios entre 2015 e 2022. O número é 40% maior do que o do segundo colocado, ocupado pelo Rio.

As polícias da Bahia mataram mais pessoas em supostos confrontos do que todas as forças policiais dos Estados Unidos juntas no ano de 2022 (Veja aqui). O UOL comparou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Mapping Police Violence, dos EUA.

FolhaPress

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.