A partir deste mês de setembro, a cobertura do teste do pezinho oferecido na Apae de Salvador pelo SUS será ampliada. Agora são oito dosagens incluindo a Toxoplasmose Congênita.
A toxoplasmose congênita (TC) é uma doença infecciosa que acontece pela transferência transplacentária do Toxoplasma Gondii (o parasita) para o bebê, decorrente de infecção primária da mãe durante a gestação
O Ministério da Saúde incluiu a detecção da infecção por toxoplasma no teste do pezinho para que seja possível um diagnóstico rápido com rápida intervenção buscando a prevenção de sequelas.
De acordo com o Serviço de Referência em Triagem Neonatal da Apae, em 2022, foram triados na Bahia mais de 150 mil nascidos vivos. Esse número corresponde a 85,7% da cobertura, o menor dos últimos anos. Vale destacar ainda que no primeiro trimestre de 2023, o número de triados com o teste do pezinho em relação ao mesmo período em 2022 já foi menor, passando de 51.068 bebês para 50.346. Esses dados acendem uma luz de alerta para a necessidade de os familiares levarem os seus recém nascidos para a realização do exame.
O teste do pezinho, pelo SUS, é um programa de saúde pública e permite detectar doenças como Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase e Aminoacidopatias.
Foto: Divulgação