A saúde de qualquer negócio é avaliada de acordo com a base de clientes, afinal, sem público, não existe empresa. Após o período pandêmico, o mercado teve que se reinventar e isso não foi um problema para os empreendedores. Segundo um relatório da All In, no ano passado, o faturamento do varejo atingiu R$5,8 bilhões durante as promoções no Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro com objetivo de homenagear e estreitar o relacionamento com a consumidor.
De acordo com o professor do curso de Administração da Faculdade Pitágoras, Elias Gomes, é uma tendência que empresas invistam milhões para conquistar clientes, enquanto os antigos ficam na gaveta. “Valorizar o cliente nunca foi perda de tempo para empreendedores que têm ampla visão de negócio. Ao longo dos anos, a aplicação de ações que garantam a conquista e fidelização da clientela está cada vez mais presente na cartela de prioridade das marcas”, avalia o docente.
O especialista explica que as grandes marcas acompanham um calendário de liquidações, que são datas fixas destinadas à redução de preços de produtos e serviços, além de oferecer promoções especiais e descontos, em conjunto com sorteios, campanhas e até entrega de brindes, como uma forma de agradecer a fidelidade de seus clientes. Segundo a pesquisa Think Consumer Goods, divulgada pelo Google em 2023 e feita pela Offerwise, 64% dos brasileiros não se prendem a uma marca exclusiva.
As empresas estão cada vez mais entendendo que é preciso criar uma relação com o cliente de começo, meio e fim, não se pode pensar no cliente somente como um gerador de receitas, mas como alguém que realmente interage com o seu negócio, o seu cliente tem que conhecer seu modelo de trabalho, é claro este também precisa ter as suas vontades compreendidas, assim se cria um sistema empresarial fortalecido, na famosa relação ganha-ganha.
A seguir, Elias Gomes menciona algumas estratégias que ajudarão a fidelizar seu público.
A experiência do cliente deve ser uma prioridade
Você sabe quais são os pontos de contato do público com a sua empresa? Presencial ou virtual, para garantir uma experiência única ao cliente, é preciso que o negócio esteja focado nesse comprador e não nas próprias necessidades. Um time de funcionários engajados e cientes sobre o propósito da marca é capaz de tornar o atendimento mais humanizado e agradável. Por isso, priorize treinamentos e capacitações de equipe, políticas de troca, atendimento ao cliente, entre outras formas que faça o consumidor se sentir satisfeito ao fechar negócio.
Programa de fidelização e tratamento VIP
Consumidores satisfeitos devem se sentir especiais, por isso investir em programas e clubes de fidelidade pode elevar a percepção do público sobre o seu negócio. Lembrando que é importante disponibilizar produtos e serviços que continuem atendendo as necessidades dos compradores. Quanto maior a exclusividade da oferta, maior será o afeto entre marca e consumidor. Portanto, uma maneira de recompensar sua comunidade é oferecer cupons e descontos exclusivos, planos personalizados, envolver o cliente na criação de um lançamento, entre outras possibilidades.
Para ser lembrado é necessário investir no pós-venda
Estar próximo do cliente no pós-venda é uma forma de tornar sua marca memorável, principalmente, se o desejo é que o comprador retorne até a loja física ou online. Busque manter uma comunicação frequente através de e-mails ou aplicativos de mensagens, encaminhando novidades, promoções e pesquisas de satisfação para descobrir pontos que devem ser melhorados. Encantar o consumidor faz a sua marca ocupar um espaço na mente dele, capaz de reduzir a margem para a concorrência.