Segundo dados do estudo anual da Associação Internacional de Cruzeiros no Brasil (CLIA-Brasil) em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a temporada de cruzeiros 2022/2023 no Brasil, que ocorreu entre outubro de 2022 e abril de 2023, injetou R$ 5,1 bilhões na economia nacional e gerou 79.567 postos de trabalho diretos e indiretos, número 3,5 vezes maior que na temporada anterior. Os. O levantamento foi divulgado no último dia 30 e avalia os impactos de cruzeiros marítimos no país.
Ao todo, a última temporada envolveu 802.758 turistas, número superado apenas pela temporada 2011/2012 da série histórica, que registrou 805.189 viajantes de cruzeiros. Em comparação, a temporada pré-pandemia (entre 2019 e 2020) teve mais de 469 mil turistas embarcados e a temporada 2021/2022 registrou queda, com pouco mais de 141 mil cruzeiristas. Na temporada 2022/2023, o gasto médio por pessoa com a compra da passagem foi de R$ 5.073,51 e o tempo médio da viagem foi de 4,9 dias. A média de impacto econômico gerada nas cidades de escala foi de R$ 639,37 e de R$ 813,56 nas cidades de embarque e desembarque. Durante o período foram registrados nove navios em operação na costa brasileira – a maior contagem de navios da série histórica foi na temporada 2010/2011, que registrou 20 embarcações.
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