domingo, 29 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

PITTY CELEBRA 20 ANOS DE ADMIRÁVEL CHIP NOVO NO RIO VERMELHO

João Paulo - 15/09/2023 08:20 - Atualizado 15/09/2023

No ano de 2003, a axé music ainda fazia sucesso, porém aquela hegemonia do final da década anterior já havia passado. Mas artistas baianos ainda apareciam entre os mais tocados nas rádios do país: Brown estourava com os Tribalistas; Ivete conquistava o Brasil com sua Sorte Grande; Claudia Leitte, no Babado Novo, ganhava projeção nacional e Daniela Mercury, embora longe do seu auge, tinha espaço nas rádios.

Mas uma nova baiana começava a chamar a atenção, especialmente por ter suas origens longe do axé: a “roqueira” Pitty começava a conquistar o público, com o single Máscara (O importante é ser você/ Mesmo que seja estranho, seja você/ Mesmo que seja bizarro, bizarro, bizarro), que, mesmo flertando com um gênero pouco popular, o metal, conseguiu até ser incluída na trilha sonora da novela Senhora do Destino.

E, em relação às conterrâneas citadas acima, Pitty tinha outro diferencial, além de ser do rock: compunha sozinha praticamente todas as músicas que cantava. Máscara estava no álbum Admirável Chip Novo, lançado em abril de 2003. Agora, 20 anos depois do lançamento do disco que a projetou nacionalmente, Pitty vem a Salvador para festejar as duas décadas daquele sucesso.

A cantora, hoje aos 45 anos, vai se apresentar neste domingo, às 19h, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, como parte da programação do Festival da Primavera, que começou no dia 9 e segue até 1º de outubro. “Para mim, é a realização de um sonho desde a adolescência literalmente se realizando: ocupar a nossa rua com o rock de graça”, diz a artista.

Todas as canções de Admirável Chip Novo estão garantidas no show. Portanto, o público pode se preparar para ouvir os maiores sucessos do início da carreira da baiana, como Teto de Vidro, Equalize, além da citada Máscara e a faixa que dá título ao disco. E, para os que querem ter uma experiência “raiz”, podem ficar tranquilos: Pitty promete usar os arranjos fieis àqueles do álbum de 2023.

“Como a gente está tocando em homenagem ao disco original, eu resolvi usar os arranjos mais originais possíveis porque ao longo do tempo, durante esse tempo todo de estrada, os arranjos já foram se modificando, já estavam diferentes. Então, agora, resolvi honrar os arranjos originais, mas tem espaços para improviso, a gente sempre inventa umas coisas”

Crédito: Stephanie Hahne/divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.