A partir de amanhã (16), Praia do Forte recebe mais uma rodada de eventos do TAMAR Cultural 2023, começando por uma noite em homenagem à música instrumental brasileira, com o show do compositor mineiro Dudu Lima, reconhecido como um dos maiores contrabaixistas da atualidade, e seu convidado especial Wagner Tiso. O espetáculo “Dudu Lima convida Wagner Tiso” começa às 20h e é uma homenagem aos 60 anos de carreira de Tiso como pianista, compositor de formação erudita, arranjador e maestro. A abertura da noite será com a banda Tamaravilhoso e convidados.
Outra atração de peso será a exposição A Arte Salva, que tem início no dia 21 de setembro (quinta-feira), também no Centro de Visitantes de Praia do Forte, e vai até 22 de outubro. Entre outros materiais, a instalação do artista paulistano Eduardo Srur utiliza redes fantasma coletadas do mar, que representam hoje uma das maiores ameaças à vida das tartarugas marinhas no Brasil, uma vez que as espécies são capturadas por esse artefato de pesca abandonado no mar e acabam morrendo sem conseguir se soltar.
Também integram a mostra boias salva-vidas originais de uma obra colaborativa realizada em Brasília, em 2011, quando dezenas de pessoas lançaram 360 unidades no espelho d’água em frente ao parlamento, propondo o resgate da consciência cívica e da percepção humana Nos dias 22 e 23 de setembro, o artista conduzirá oficinas abertas ao público, das 15h às 16h, que demonstram como é possível utilizar a arte sustentável para transformar realidades através da reciclagem de plástico, gerando novos produtos ao vivo.
Oficinas- No próximo fim de semana, nos dias 15 (sexta-feira) e 16 (sábado) de setembro, o público também poderá participar gratuitamente da Oficina de Arte e Reciclagem, enquanto estudantes de escolas públicas da região mais uma vez serão contemplados com a Oficina de Musicalização a partir de materiais recicláveis. A Oficina de Musicalização utilizará garrafas pets, cabides plásticos, tampinhas, papelão, embalagens plásticas, tendo como coordenador o rapper, produtor musical e educador Nagô Beets e acontece dia 15 (sexta-feira) às 9h30 e às 14h30.
Já no sábado (16), interessados de 8 a 18 anos poderão participar gratuitamente da Oficina de Arte e Reciclagem com o duo ZalinDmun, formado pelos artistas Eduardo Rodrigues e Zana Nacola, que vêm deixando suas pegadas de arte poética da região portuária de Salvador ao litoral norte baiano.
A edição 2023 do TAMAR Cultural – projeto de dinamização dos espaços do Projeto Tamar no Brasil – acontece via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Braskem e da Unigel, realização da Trevo Produções, Projeto Tamar, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
SERVIÇO:
TAMAR CULTURAL / Setembro
Quando: 15 a 23 de setembro
Onde: Praia do Forte/Mata de São João-BA
Local: Centro de Visitantes do Projeto Tamar
Oficinas:
15/09 – Oficina de musicalização com materiais recicláveis. P/ estudantes escolas públicas
9h30 e 14h40 – com Nagô Beets
16/09 – Oficina de Arte e Reciclagem. Abertas ao público (8 a 18 anos)
14h – com os artistas Eduardo Rodrigues e Zana Nacola
Shows:
16/09 – Dudu Lima convida Wagner Tiso – 20h
Show de abertura: Banda Tamaravilhoso e convidados
Ingressos: R$ 40 e R$ 20
Vendas: Sympla e Bilheteria do Tamar
Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/86511/d/214330/s/1444980
Exposição
21/09 a 22/10 – Instalação “A Arte Salva” – Eduardo Srur – Aberta ao público
22 e 23/09 – 15h às 16h – Oficinas artísticas “A Arte Salva” – Abertas ao público
Foto: Divulgação