sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PARCERIA DA PREFEITURA OFERECE CURSO PROFISSIONALIZANTE DE CHURRASQUEIRO NA ARENA PARQUE SANTIAGO

Victoria Isabel - 14/09/2023 08:13

Salvador realizará a 1ª Edição do Curso de Churrasqueiro, uma capacitação gratuita ofertada a trinta interessados em desenvolver e trabalhar neste ramo gastronômico na capital baiana. O curso será oferecido pela Prefeitura através de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) com o Entre Brasas Festival, que ocorrerá neste final de semana na Arena Parque Santiago, no Parque Bela Vista.

As aulas do curso ocorrerão de sexta-feira (15) a domingo (17) e serão coordenadas pela chef Emanuele Nascimento, referência no ramo e que contabiliza mais de 3,5 mil alunos formados. Além de Nascimento, há mais quatro chefs envolvidos na formação, que integra o Empreenda Salvador, programa que busca oferecer consultorias gratuitas para tornar os empreendimentos cada vez mais sustentáveis e competitivos na capital baiana.

O diferencial da formação é que os alunos também vão estagiar com os chefs no festival para que tenham a experiência prática em um evento de grande porte, além de iniciarem networking no segmento. Os alunos, já inscritos na capacitação, terão fardamento, transporte, alimentação, material didático e certificação.

A proposta, explicou a chef, é que, além de fortalecer a cultura do churrasco, os formados possam ingressar no mercado tanto em Salvador quanto em outros estados. “Existe um crescimento da demanda por profissionais ligados à carne, assadores e açougueiros, tanto que pelos dados oficiais é a área que mais está contratando no país. Aqui não tem uma tradição de formar profissionais. Então, encontrei uma forma de conseguir realizar o curso gratuitamente para dar a oportunidade a pessoas que não têm a condição de fazer o investimento na área, tanto para quem deseja trabalhar como churrasqueiro ou empreender com espetinho, hamburgueria ou buffet”, contou.

A formação vai abordar açougue básico, segurança no trabalho, manutenção e conservação de equipamentos, acompanhamentos, temperos base, molhos, além de técnicas de fogo como parrilha, fogo de chão, defumação e varal. O programa também vai trabalhar precificação, utilizando cases de sucesso no ramo para ajudar a nortear quem deseja empreender.

A coordenadora do SAC do Empreendedor, Alécia Mota, explicou que o curso pretende qualificar, mas também promover o desenvolvimento dos empreendedores do município. “Os cursistas terão a oportunidade de atuar diretamente no evento, tornando o conhecimento muito mais efetivo através da prática. Essa é uma oportunidade ímpar, uma vez que o cursista poderá optar em seguir empreendendo na área, ou ainda prestar serviço para outras empresas por meio da contratação direta”, detalhou.

Sobre o evento – Em sua 6ª edição, o Entre Brasas Festival é realizado pela primeira vez em Salvador. O evento apresentará a cultura e sabores do churrasco, incluindo o japonês, além de trazer grandes chefs assadores. O evento tem entrada gratuita e receberá o público no sábado (16) e domingo (17), das 12h às 20h. Quem for conferir a programação ainda poderá se divertir com shows do Duo Pop, da banda Monarka, do grupo Nós somos o Coldplay e DJ Pirraça.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.