A 6ª edição do Prêmio Academia Assaí, promovido pelo Instituto Assaí, contou com três vencedores(as) de Salvador no encerramento de sua etapa regional. São elas, Thaise Bacelar Oliveira, vencedora da categoria Venda em Ponto Fixo, Verônica Dourado Ribeiro Dias, da categoria Vendedor Ambulante e Samira Paraguassú, da categoria Venda por Encomenda. No total, foram 570 premiados(as) da Região Nordeste, e 6 comerciantes que avançaram para etapa nacional que acontecerá em São Paulo, em outubro. Na Bahia, as vencedoras são da cidade de Salvador e as demais nordestinas são de Crato (CE), Paulista (PE) e Santa Rita (PB).
O Prêmio nasceu dentro da Academia Assaí, um programa criado para capacitar empreendedores(as) de alimentação que já alcançou mais de 3 milhões de pessoas. A 6ª edição tem como objetivo, a partir do incentivo financeiro, oferecer capacitação e, apoiar ainda mais o fortalecimento dos pequenos negócios, contribuindo para o sucesso deles(as) de forma estruturada. Nas cinco edições anteriores do Prêmio Academia Assaí, foram quase 70.000 empreendedores(as) inscritos(as) e mais de 3 mil premiados(as). Neste ano, foram mais de 20 mil inscritos de todo o Brasil.
VENCEDORAS REGIONAIS
No Nordeste, todas as vencedoras regionais são mulheres, autodeclaradas como pretas e pardas, das cidades de Salvador (BA), Crato (CE), Paulista (PE) e Santa Rita (PB). Vencedora na categoria Vendedor Ambulante, Verônica Dourado tentou se inscrever na edição de 2022 do Prêmio Academia Assaí, mas perdeu o prazo por alguns minutos. “Eu conheci o prêmio no ano passado. Eu estava em uma loja de confeitaria e soube sobre o prêmio, porém acabei ficando ocupada com as coisas do dia a dia e quando fui me inscrever, tinha três minutos que as inscrições tinham sido encerradas”, conta a empreendedora.
Para a edição deste ano, a ambulante foi atrás das informações para a inscrição com antecedência. “Vencer esse prêmio foi um sonho. Desde sempre eu tinha esse foco na imersão, no conhecimento, porque não é possível crescer sem se especializar. Estou muito ansiosa para a etapa nacional, porque vamos ter acesso a vários especialistas, desde a área administrativa até a gastronômica”, revela. Samira Paraguassú também se inscreveu no prêmio com foco no aprendizado. “A minha expectativa para a etapa nacional é enorme, vai ter muito aprendizado e vou me profissionalizar ainda mais. O prêmio vem, mas o conhecimento é a melhor premiação”, afirma.
Vencedora na categoria de Venda por Encomenda, Samira já começou a colocar em prática os conhecimentos obtidos na etapa regional da premiação. “Tenho anotado tudo e estou aprendendo bastante. Estou melhorando a minha gerência, o atendimento aos clientes e a minha gestão de redes sociais também”, conta Paraguassú.