Os pagamentos da Ambev referentes ao operações no exterior estão sendo investigadas pela Receita Federal. Os lucros da empresa fora do Brasil são o alvo da operação. O órgão já autuou a empresa em R$ 12,6 bilhões por restituição de impostos pagos lá fora. O valor está em litígio judicial.
De acordo com informações do Estadão, a origem da disputa é a compensação do Imposto de Renda devido aqui no Brasil com o Imposto de Renda anual pago pelas empresas da Ambev no exterior. Para a fabricante de bebida, ela pode usar os impostos pagos lá fora para abater do IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) pagos no Brasil.
Já para a Receita Federal a prática é irregular, como se o governo brasileiro estivesse pagando pelo imposto que a Ambev recolheu em outro País. Em nota ao Estadão/Broadcast, a Ambev informou que não comenta casos em andamento. “Vale pontuar que cumprimos integralmente a legislação brasileira sobre lucros no exterior e já houve o reconhecimento no próprio Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) em caso semelhante a favor dos contribuintes”, disse a empresa.
No dia 28 de julho, fiscais da Receita se encontraram em São Paulo com cinco representantes da Ambev, entre eles os diretores da área tributária Eduardo Paoli e Roberta Bordini Prado Landi. Segundo relatos de pessoas ligadas à investigação, a conversa foi tensa.
Foto: Ambev / Divulgação