Nesta segunda-feira (11), o prefeito Bruno Reis (UB) revelou que está preocupado com os impactos causados pela reforma tributária, que acabam impactando nas contas das prefeituras de todo o Brasil. O parlamentar também comentou que os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) vêm sendo reduzidos.
“Nós fechamos as contas do mês de agosto, houve uma perda de R$ 5 milhões comparada com agosto de 2022. Quando você faz o acumulado do ano de janeiro até o presente, há um saldo positivo. Porém, não cresceu na proporção que cresceu de 22 para 21. Então o FPM está andando de lado”, disse o prefeito.
“É uma grande preocupação que nós estamos passando prefeito nesse momento. Nas médias e pequenas cidades, aí sim, já há uma perda. Não só uma redução mês a mês, como uma redução no acumulado comparando esse ano com o ano passado”, continuou ele.
O prefeito ainda relatou que vai viajar nesta terça (12) para Brasília, onde participa de uma reunião da Frente Nacional dos Prefeitos para discutir a reforma tributária.
“Já tinha falado antes, continuo reafirmando, a preocupação dos prefeitos de médias e grandes cidades com a perda da autonomia da arrecadação do ISS. O ISS é nosso principal tributo, enquanto o FPM está caindo, enquanto a cota parte do ICMS, só para vocês terem ideia, esse ano, comparado com o ano passado, Salvador já perdeu 60 milhões de reais com a redução da cota parte do ICMS”, afirmou Bruno Reis.
Foto: Divulgação / Secom