domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

INSTITUTO NA UFBA PROMOVERÁ INTERCÂMBIO ENTRE BRASIL E CHINA

Victoria Isabel - 08/09/2023 09:48

Na próxima segunda-feira (11), às 10 horas, no Salão Nobre da Reitoria, será realizada a instalação do Instituto Confúcio (IC) na Universidade Federal da Bahia, que foi viabilizado através de acordo assinado entre a UFBA e a Universidade de Xangai – uma das principais da China.

A ação tem como objetivo promover o ensino da língua e cultura chinesas, estimular o intercâmbio de estudantes e professores e o desenvolvimento de pesquisas e projetos conjuntos entre os países.

Durante a cerimônia de inauguração estarão presentes o reitor da UFBA, Paulo Miguez; o vice-reitor Penildon Silva Filho; o representante da Embaixada da China no Brasil, Wang Zhiwei; o vice-reitor da Universidade de Xangai, Ouyang Hua; os diretores do Instituto Confúcio na Bahia – a professora Elsa Kraychete, da UFBA, e o professor Kun Zhang, da Universidade de Shangai – , além da direção de outros dez Institutos Confúcio do Brasil.

O plano de funcionamento da instituição prevê o ensino da língua chinesa, com formulação de recursos didáticos; formação de professores e realização de exames de língua chinesa; além certificação de professores com a coordenação do pessoal indicado pelo IC na China. No Brasil, o IC é o órgão autorizado pelo governo chinês a aplicar os exames de proficiência de língua chinesa (HSK, HSKK e YCT).

O Instituto Confúcio também deverá fomentar o intercâmbio acadêmico e cultural, com debates sobre temas contemporâneos no mundo, seminários e cursos de formação sobre a cultura e história chinesas; assim como encontros e formações sobre relações internacionais e política internacional, exposições de arte e apresentações artísticas chinesas e brasileiras.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.