Com mais de 30 mil pessoas esperadas em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha o desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de Setembro. O evento está acontecendo na Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal.
É o primeiro 7 de Setembro deste terceiro mandato de Lula. O governo quer marcar a data fazendo uma contraposição com desfiles de anos anteriores. O objetivo é ressaltar a união nacional, a democracia e a relação institucional entre o poder civil e as Forças Armadas.
Ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas estarão ao lado de Lula na tribuna de honra, que deve reunir cerca de 200 convidados.
O desfile terá quatro eixos temáticos:
Lula fará a revista da tropa e em seguida embarca no veículo para seguir até a tribuna montada na Esplanada. O coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília vai executar o Hino Nacional e o Canto da Independência.
Em seguida, o comandante militar do Planalto do Exército, general Ricardo Piai Carmona, apresentará toda a tropa ao presidente da República e solicitará autorização para dar início ao desfile.
O lutador baiano e medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio-2020, o 3º sargento do Exército Hebert Conceição, vai começar o desfile conduzindo o fogo simbólico da Pátria, acompanhado de esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília.
Após as apresentações das forças nacionais, como Exército, Marinha e Aeronáutica, o desfile de cavalos encerra a solenidade com a passagem dos Dragões da Independência.
Foto: Ricardo Stuckert/PR