sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

HOSPITAL ALIANÇA REALIZA 1ª CIRURGIA ORTOPÉDICA ROBÓTICA DA BAHIA

Victoria Isabel - 06/09/2023 07:55 - Atualizado 06/09/2023

O Hospital Aliança, da Rede D’Or, realizou em agosto a primeira cirurgia ortopédica robótica da Bahia. O procedimento, bem-sucedido, foi feito em um paciente de 70 anos para tratar artrose, um desgaste da cartilagem do joelho, que estava causando quadro de dor e rigidez na articulação, entre outros sintomas. O paciente teve alta médica em 36 horas. A tecnologia utilizada foi a plataforma Rosa Knee, robô de fabricação da empresa americana Zimmer Biomed.

A cirurgia consistiu em realizar a chamada artroplastia, que substitui uma articulação doente por uma nova, uma prótese, no caso. A operação durou uma hora e quarenta minutos e foi realizada pelo ortopedista e especialista em cirurgia do joelho, Marzo Nunes, e pelo seu assistente, o também ortopedista, Eron Andrade. A dupla contou com auxílio do corpo de anestesia, enfermagem, técnica de enfermagem e instrumentadores do centro cirúrgico do Aliança.

“A artrose, que pode envolver qualquer articulação do corpo, tem o joelho como a articulação mais frequentemente afetada. Neste caso, optamos pelo procedimento cirúrgico de prótese total do joelho por se tratar de caso severo que já não respondia a medidas conservadoras de tratamento”, explicou Nunes.

Exatidão

O médico informou que a cirurgia assistida por robô permitiu exatidão durante os cortes da cartilagem desgastada e precisão do posicionamento dos implantes, e também o perfeito alinhamento da perna. “Como resultado final, objetivamos para o paciente uma nova articulação com o funcionamento ideal e duradouro”, disse.

A cirurgia ortopédica robótica passa a incorporar o rol de serviços à disposição dos pacientes do Hospital Aliança. “Trata-se de um conceito e investimento para acompanhar a evolução tecnológica com objetivo de entregar o melhor à população, especialmente quando se trata de cirurgia assistida por robôs e do valor inerente que ela traz”, opinou Nunes.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.