sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EXPOSIÇÃO “MULHERES DA TERRA” É REALIZADA EM ESTAÇÃO DE METRÔ DE SALVADOR

Douglas Santana - 06/09/2023 16:31

Lançada nesta quarta (06), a secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), em parceria com a CCR Metrô Bahia, estão realizando a “Exposição Mulheres da Terra: heroínas de ontem e de hoje”. O objetivo é abrir as passagens para objetos artísticos, propiciando o encontro entre as pessoas que transitam pelas estações de metrô.

Ao todo, serão 10 painéis colocados na Estação Campo da Pólvora, com as imagens e um pouco da história das heroínas do 2 de Julho: Maria Felipa, Maria Quitéria, Joana Angélica e a figura da Cabocla. A exposição e instalação visual buscam homenagear as heroínas da Bahia e, além de destacar as mulheres que lutaram no passado, reconhece o espaço daquelas mulheres que continuam batalhando por uma Bahia mais justa, diversa e igualitária.

Nossas convidadas nesta primeira edição são a Tenente-Coronela Denice Santiago, a Defensora Pública da Bahia indígena Aléssia Berluza Tuxá, a ativista pelos direitos das empregadas domésticas Creuza Oliveira e a líder religiosa Mãe Jaciara. Os totens, além das fotografias e biografias dessas mulheres, trazem um QR code que direciona o público para o podcast Mulheres da Terra. Nele, é possível assistir as entrevistas com as convidas e aprofundar o conhecimento sobre as heroínas atuais da Bahia.

E é a partir da apresentação das heroínas do passado que a instalação faz a relação com a história das mulheres do presente. Para a secretária de políticas para as mulheres, Elisangela Araújo, a iniciativa serve de memória e de educação para quem passa no local e mostra que “hoje também temos nossas heroínas e que elas são pessoas comuns, tão comuns como eram as heroínas do passado porque na verdade o que importa são as ações e os seus feitos dessas mulheres. Eles sim é que são heroicos”.

A ação integra o Bora de Metrô, programa da CCR Metrô Bahia que promove eventos culturais no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

“Ao homenagear as heroínas baianas, a exposição faz um importante resgate histórico. E reforça que a independência do Brasil, celebrada agora em setembro, nasceu aqui na Bahia. Com essa parceria, buscamos ampliar o acesso à cultura e oferecer uma experiência ainda mais completa aos nossos clientes”, explica Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.

 

Foto: Divulgação/GOV-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.