sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.0895 Dólar 5.5763

EMBASA: AREMBEPE PASSA A CONTAR COM SERVIÇO DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO

LUANA NEIVA - 06/09/2023 17:20

A localidade de Arembepe, no município de Camaçari, agora conta com sistema de esgotamento sanitário (SES) operado pela Embasa. A obra de implantação do sistema, concluída em agosto, teve investimento da ordem de R$ 40,2 milhões. Mais de 16 mil habitantes passarão a contar com serviço de coleta e tratamento de esgoto, à medida em que os imóveis forem gradativamente ligados à rede pelos moradores, com orientação da Embasa.

“O esgotamento sanitário é muito importante para a saúde pública e para o meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento social do Estado. Por isso, a Embasa vem trabalhando fortemente para avançar na prestação do serviço nos municípios em que atua na Bahia cumprindo as diretrizes do novo marco legal do saneamento”, destaca o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

A localidade de Vilarejo foi a primeira de Arembepe a ter imóveis interligados ao sistema de esgotamento sanitário recém implantado. Além de Vilarejo, o serviço social da Embasa vem mobilizando os moradores do Centro, Caraúna e Volta do Robalo para conectar seus imóveis à rede pública instalada pela concessionária. De acordo com a legislação, o proprietário ou morador é obrigado a fazer a ligação quando a rede está disponível na rua. Assim, o esgoto não corre a céu aberto e pode ter destino correto: a estação de tratamento de esgoto.

O sistema de esgotamento sanitário implantado em Arembepe pela Embasa conta com mais de 40 quilômetros de tubulação dos mais variados tamanhos, sete estações elevatórias e um emissário final de efluente tratado. Com isso, o índice de cobertura da localidade deve chegar a 40%, promovendo saúde pública e contribuindo para a despoluição de córregos e lagos na área atendida.

Foto: Divulgação /

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.