domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

DIRETOR DA ANEEL AFIRMA QUE GERAÇÃO DE ENERGIA DEVE CRESCER 83% COM RENOVÁVEIS

LUANA NEIVA - 05/09/2023 16:18

Nesta terça-feira (05), o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que a capacidade de geração de energia no Brasil deve crescer 83% nos próximos anos por causa das fontes renováveis. De acordo com ele, o avanço é um motivo de orgulho, mas também traz desafios para o setor elétrico, que precisa se preparar para a expansão da geração solar e eólica.

Desde o início das instalações elétricas no Brasil até os dias atuais, foram construídas usinas com uma capacidade instalada que somam 178 GW (gigawatts) de potência. “A entrada dessas fontes tem mudado consideravelmente nossa matriz elétrica, isso impõe desafios no nosso inteligente SIN [Sistema Interligado Nacional] “, disse ele.

O diretor-geral da Aneel ainda destaca que é preciso “preparar os sistemas de transmissão, operação e distribuição” para assegurar ao mercado essa geração e viabilizar esses investimentos. Disse ainda que o país pode aprender com a China e com a própria Huawei como fazer isso.

“É um momento de disrupção. Levamos 5 anos para fazer uma linha de transmissão, mas um grande parque solar é feito em 1 ano. Nós precisamos casar esses prazos e nos preparar. Mais que nunca é preciso equilibrar esse sistema, garantindo balanço de carga e geração com responsabilidade e segurança”, afirmou.

Foto: Divulgação / Poder 360

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.