A Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU), com o apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos. O Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE) (em tradução livre: Brasileiros inovando no ensino de inglês), que busca o aperfeiçoamento e capacitação de professores de inglês que atuem em escolas públicas estaduais e municipais, e o English for Business & Entrepreneurship (em tradução livre: Inglês para Negócios e Empreendedorismo), oferecido para jovens empreendedores de 20 a 35 anos que desejam aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 28 de agosto e 08 de setembro, através do site da ACBEU (www.acbeu.org.br). A seleção consiste em três etapas: inscrição e envio da documentação, nivelamento escrito e entrevista oral. A lista de selecionados fica disponível a partir de 13 de setembro e as aulas começam no dia 16 de setembro.
O BRITE é oferecido em cooperação com o escritório regional de Inglês da Embaixada dos EUA no Brasil, e reforça o compromisso da ACBEU com a educação ao fortalecer o ensino da língua inglesa nas escolas públicas brasileiras. O curso vai possibilitar: atualização nos princípios da Abordagem Comunicativa e na metodologia de ensino de línguas em geral; desenvolvimento de habilidades tecnológicas, com foco em Tecnologia da Educação (Ed-Tech) e conceitos do Movimento Maker; desenvolvimento das competências de Letramento Digital; desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (ler, escrever, ouvir e falar); e multiplicação do conhecimento adquirido através do compartilhamento com colegas da rede pública de ensino.
O programa, com carga horária de 100 horas (distribuídas em dois módulos de 50h), conta com duas opções de turmas, sendo uma delas 100% online – com atividades síncronas via plataforma Zoom e assíncronas – e a outra híbrida, com aulas presenciais complementadas por atividades assíncronas.
Já o English for Business & Entrepreneurship é oferecido pela ACBEU em parceria com o Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro. Em formato híbrido, com aulas presencial e online, o curso disporá de material online para estudo independente, produzido pelo Departamento de Estado Americano. O programa visa aperfeiçoar as quatro áreas da habilidade linguística e ampliar o conhecimento dos participantes sobre como criar, começar e manter um negócio. Assim, tem a proposta de qualificar jovens empreendedores no domínio linguístico e nas competências necessárias para o mundo dos negócios, através da participação de programas promovidos pelo Departamento de Estado Americano, tais como o Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI) ou Iniciativa Jovens Líderes das Américas, em tradução livre.
Os candidatos para os dois cursos devem ter proficiência intermediária em inglês, testada pela ACBEU, além da disponibilidade para o cumprimento de no mínimo 80% do curso, e equipamento e acesso à Internet que permitam o acesso às aulas e atividades online. No caso do BRITE, os interessados devem estar atuando no momento em uma escola da rede pública brasileira, municipal ou estadual, como concursado ou REDA com contrato válido até junho de 2024.