segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4912 Dólar 5.0911

PETROBRAS DESISTE DE VENDER POLO BAHIA TERRA E SEGUE EXPLORANDO CAMPOS MADUROS

João Paulo - 04/09/2023 16:35 - Atualizado 04/09/2023

A Petrobras desistiu de vender o Polo Bahia Terra, conjunto de campos terrestres de óleo e gás que estava em negociações com o consórcio PetroReconcavo/Eneva.

A estatal também anunciou nesta segunda (04) que o campo offshore de gás natural de Manati (BA)) também não será mais vendidos.

O Polo Bahia Terra (Bacias do Recôncavo e Tucano) compreende 28 concessões de produção terrestres, localizadas em diferentes municípios da Bahia e acesso à infraestrutura de processamento, logística, armazenamento, transporte e escoamento de petróleo e gás natural.

A PetroReconcavo/Eneva já estava na fase de assinatura do contrato quando houve o posicionamento da Petrobras de que iria frear o programa de venda de ativos.

Nas últimas semanas, a PetroReconcavo chegou a informar que mantinha “conversas preliminares” com a Petrobras sobre uma possível renegociação do ativo, em moldes diferentes do inicialmente previsto – incluindo uma possível parceria com a estatal.

Com isso, a Petrobras  permanece  com a operação de campos maduros que, embora tenham produção insignificante e até antieconômica para a estatal, são importantes para a Bahia.

Ao comentar sobre a decisão de encerrar dos desinvestimentos em exploração e produção, a Petrobras destacou que buscará “maximizar o valor do portfólio com foco em ativos rentáveis, repor as reservas de óleo e gás, inclusive com a exploração de novas fronteiras, aumentar a oferta de gás natural e promover a descarbonização das operações”.

A Petrobras também desistiu da venda do Polo Urucu, no Maranhão e  de sua subsidiária na Argentina.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.