sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

CONDOMÍNIOS ENDURECEM REGRAS E CONSTRUTORAS CRIAM ESPAÇOS PARA ENTREGAS

João Paulo - 03/09/2023 08:11 - Atualizado 04/09/2023

O morador vai entrando no prédio e um criminoso, passando-se por entregador, se aproveita da situação e consegue entrar também. Em seguida, este anuncia o assalto ao porteiro, que tenta dificultar sua ação e acaba sendo morto. O caso aconteceu no início de agosto, no Centro do Rio. A preocupação com a segurança e o temor de tragédias como esta têm levado a mudanças de regras para o recebimento de encomendas em condomínios residenciais. E está por trás de uma tendência nos empreendimentos imobiliários: a criação de áreas exclusivas para entregas, os chamados espaços delivery.

A construtora Calçada é uma das que apostam na novidade. Incluiu o ambiente nos projetos dos seus empreendimentos mais recentes na região — o Jardim da Barra, na Barra, e o Kauai, no Recreio, lançados em novembro de 2022 e em junho deste ano, respectivamente. Próximo à administração, o espaço terá um armário com um compartimento para cada apartamento, onde o porteiro armazenará as encomendas após recebê-las do entregador. A ideia é que o morador consiga liberar o produto por meio de uma senha, logo após o item chegar ou quando puder.

— A proposta é que o entregador não entre no prédio nem tenha acesso físico ao porteiro. O entregador vai interfonar e dizer que tem uma entrega para tal morador; o porteiro, então, vai orientá-lo a depositar a mercadoria num dispositivo giratório. Em seguida, ao girá-lo para dentro, o funcionário terá acesso à encomenda. Dessa forma, todos ficam protegidos, sem perder a comodidade — explica Bruno Oliveira, diretor comercial da Calçada. — Nossos projetos sempre tiveram preocupação com a segurança, através de guaritas na portaria, por exemplo. Recentemente, uma das atualizações foi o espaço delivery, que já é uma realidade no Rio, onde sistemas que garantem segurança são uma grande demanda dos clientes.

Outro empreendimento que terá o espaço delivery é o Playa Exclusive Residences, que está sendo erguido na Barra pela Avanço Realizações Imobiliárias. A sala, instalada perto da recepção, vai dispor de compartimentos numerados por apartamento e geladeira, para mercadorias perecíveis, além de araras e varais, destinados a entregas de lavanderia, por exemplo, detalha o gerente de marketing da construtora, Fernando Nabuco. O objetivo é que o material seja recebido pelo porteiro.

— O intuito é proporcionar mais segurança, já que isso evita que os entregadores precisem ir a cada apartamento. Por outro lado, mantemos a conveniência e o conforto de o morador receber mercadorias mesmo que não esteja em casa — pontua. — Foram justamente o aumento das compras on-line e os gargalos nos condomínios sobre como e quem receberia essas entregas que voltaram nossas atenções para essa inovação, que vimos em outros imóveis também, tanto fora quanto aqui no Rio.

Os novos residenciais da JB Andrade Imóveis na região terão uma espécie de antessala rodeada de vidro e climatizada, antes da portaria, onde os portadores das mercadorias deixarão as encomendas sobre uma mesa. Eles vão interfonar para o morador, que, após identificar o entregador por um sistema de câmeras interligado com o apartamento, vai liberar o acesso ao espaço delivery. Após o entregador ir embora, o proprietário ou inquilino poderá ir até o local buscar o que pediu. Assim será em condomínios como o Kefi, em construção na Barra. — Previsto para o fim do ano, o Kefi será nosso primeiro prédio entregue com essa estrutura. Ele começou a ser construído há 18 meses, mas incluímos o espaço delivery no projeto há oito, após muitas solicitações dos clientes com receios de assaltos — diz o diretor, João Batista de Andrade.

A MR2 já tem três empreendimentos com a área exclusiva para delivery, sendo dois no Recreio, o Las Ventanas e o Mare, lançados em 2021 e 2022, respectivamente, e com obras em andamento. O espaço também consiste numa sala com escaninhos para cada apartamento, onde os entregadores vão guardar os produtos. — Nos últimos dois anos, todos os nossos empreendimentos passaram a receber o que chamamos de espaço delivery. Tentamos deixar essa sala o mais próximo possível da recepção, para que o entregador permaneça sob a vista do porteiro e não fique circulando pelo local — destaca o CEO, Marco Tulio.

Já o Be Península, residencial em construção dentro do Península, na Barra, pela Canopus, não terá área específica para armazenagem de encomendas, mas não deixou de se preocupar com a segurança em termos de delivery. Após ter o acesso liberado pela guarita, o entregador aguardará numa sala climatizada até que o morador libere o acesso ao segundo portão e ele consiga efetuar a entrega diretamente para o comprador.

As construtoras ressaltam que o uso e as regras desses espaços são definidas posteriormente pelo regimento interno dos condomínios. Vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi Rio), Leonardo Schneider afirma que tem observado esse novo movimento das incorporadoras. — Os espaços para delivery são uma realidade não apenas nos novos empreendimentos, como também nos atuais, principalmente nesse período após o auge da pandemia, pela preocupação com a segurança. É um movimento positivo, visando a adequação à dinâmica da nossa sociedade em relação a compras pela internet — avalia.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.