sexta, 20 de setembro de 2024
Euro 6.1668 Dólar 5.5247

PREFEITURA DE SALVADOR INICIA OPERAÇÃO DE 30 BICICLETAS ELÉTRICAS; META É CHEGAR 200 ATÉ O FINAL DO ANO

Victoria Isabel - 01/09/2023 12:02

A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (1º) as 30 primeiras bicicletas elétricas ao sistema do Bike Salvador, as famosas “Laranjinhas”, com meta de chegar a 200 veículos deste tipo até o final do ano. A novidade, realizada em parceria com o banco Itaú e a empresa Tembici, foi lançada na abertura do 4º Fórum Salvador Vai de Bike, que acontece durante todo o dia no piso L3 do Shopping da Bahia. A partir deste sábado (2), os usuários já poderão optar pelo veículo elétrico.

Salvador será a primeira cidade do Norte e Nordeste e a terceira capital do Brasil a ter bikes elétricas compartilhadas. O lançamento chega num momento de comemoração, já que o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) completa 10 anos neste mês de setembro, assim como a chegada das primeiras Laranjinhas. A capital baiana já soma 10 milhões de viagens feitas pelos usuários desde 2013, e o sistema já recebeu o cadastro de mais de 450 mil usuários.

As bikes elétricas que chegam a Salvador têm velocidade limitada a 25 km/h e tecnologia de pedal assistido, que é acionada ao simples pedalar. São os mesmos modelos que estão disponíveis em cidades como Nova Iorque, Londres, Chicago, Dubai e Barcelona. São bicicletas robustas, desenvolvidas especificamente para sistemas de compartilhamento, o que influencia na segurança e conforto de quem pedala.

As 30 bicicletas elétricas, que têm autonomia para funcionar por até seis horas, serão distribuídas entre as 50 estações ativas em Salvador. Elas se somarão às 400 unidades convencionais que já estão disponíveis no sistema. Para o usuário, será possível diferenciar o veículo tradicional do novo por meio de um símbolo de raio, no aplicativo do Bike Itáu, que identifica as unidades elétricas. Elas poderão ser retiradas e entregues nas estações normalmente, como ocorre atualmente.

Em setembro a Prefeitura apresentará à população o Plano Cicloviário de Salvador, contemplando todas as intervenções viárias e todas as políticas de fomento para tornar a mobilidade por bicicletas ainda mais ampla, segura e acessível na capital baiana. O documento foi elaborado ouvindo usuários do modal ao longo de várias etapas de consultas públicas e, segundo o prefeito, apresenta os caminhos para que a cidade chegue a 725 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Foto: Valter Pontes / Texto: Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.