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NOS EUA, NINGUÉM PEDE O CPF, NO BRASIL FARMÁCIAS E LOJAS PEDEM E USAM SEUS DADOS. VEJA O CASO DA DROGASIL

Redação - 01/09/2023 14:36

O banco de dados das Farmácias Drogasil, a maior rede de farmácias do Brasil, registra todas as compras que os consumidores fazem desde 2008. Ela tem seu CPF, data, local, produto, valor pago e desconto oferecido. Qualquer coisa que o cliente compra na Drogasil, desde remédio de receita controlada até o cotonete, está registrado na farmácia. São dados de 48 milhões de pessoas e estão sendo usados por uma empresa da mesma rede, a RD Ads, para ganhar dinheiro com anúncios.

Funciona assim: um  anunciante qualquer entra em contato com a RD Ads, diz qual público quer atingir e a empresa faz a busca no banco de dados da RaiaDrogasil. Quem toma antidepressivo, por exemplo. A propaganda é então direcionada a essas pessoas nas redes sociais e no YouTube.  A empresa têm esses dados porque pede seu CPF, sob pretexto de que isso diminui o preço, mas na maioria das vezes, isso não é verdade.

Em junho, o CEO da RD Ads reconheceu em um podcast a investidores o absurdo:

“Se você perguntasse o social number nos Estados Unidos, acho que iam chamar a polícia. Aqui, 97% dos clientes dão o CPF para ter um desconto na farmácia” disse Vitor Bertoncini, CEO da RD Ads

No Brasil, o Estado aceita uma planilha que diz quanto cada medicamento pode custar, no máximo. Ou seja, não é como nos outros países que depende do custo de produção. Aqui o remédio Nimesulida, por exemplo,  pode custar de R$ 5 a R$ 30 a depender da tabela da Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), ligada à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). É isso que permite que indústria e farmácias pratiquem preços fictícios e peçam nossos dados para conceder descontos também fictícios.

A RaiaDrogasil diz que “não condiciona a concessão de descontos à identificação pessoal” e que os descontos são “reais”. Em todas as unidades, no entanto,  o desconto só é concedido se for informado o CPF. O banco de dados da RaiaDrogasil, usado pela startup RD Ads, permite que o anunciante faça até 20 tipos de filtros sobre o cliente: produtos comprados, idade, sexo, se é gastador ou econômico, região e dias de preferência para comprar.

“Impactamos e mensuramos os clientes com base em dados REAIS de compra. Temos acesso a 100% da transação sempre que o CPF é fornecido”, diz a RaiaDrogasil, em apresentação feita no segundo semestre de 2022. As informações são do site da UOL em reportagem de Amanda Rossi.

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