quarta, 09 de abril de 2025
Euro 6.74764 Dólar 6.117

ESTRESSE NO TRABALHO ATINGE MAIS DE 70% DOS BRASILEIROS

LUIZA SANTOS - 01/09/2023 15:38

Em média, 72% dos brasileiros estão estressados no trabalho, de acordo com estudos mais recentes da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), principal instituição mundial que estuda o stress. O número evidencia um cenário preocupante em relação à saúde mental dos trabalhadores do país.

“Não podemos dizer que o estresse é algo ruim e a ser combatido, ele é natural no próprio organismo do ser humano. O que precisamos entender é que existe o positivo e negativo e que há formas conscientes de gerenciar melhor o stress”, explicou a presidente da ISMA-BR, Dra. Ana Maria Rossi.

A pesquisa aponta também que 32% dos brasileiros estão sofrendo da Síndrome de Burnout. De acordo com o psiquiatra André Bendl, o gerenciamento do stress é fundamental para promover a vida.

“É uma das maiores habilidades socioemocionais que podemos estimular que seja desenvolvida, desde criança nas escolas e nos ambientes de trabalho. É fundamental que esse gerenciamento mostre o quanto a percepção do stress nos afeta e o quanto podemos manejar para que de forma resiliente possamos ter uma qualidade vida em saúde otimizada. Ao mesmo também devemos compreender o comportamento suicida como complexo e multifatorial, onde, nos diversos modelos já elaborados para compreensão do mesmo, o eixo hipófise-hipotálamo-adrenal (eixo do estresse) faz parte da sua compreensão, mas jamais como única compreensão de um fenômeno complexo. Como parte do manejo clinico e psiquiátrico dos pacientes em crise suicida, o gerenciamento do estresse e de seus estressores é fundamental para auxiliar uma pessoa a sair da crise suicida, bem como, seguir de forma resiliente seu cuidado”, reforça o especialista.

Segundo a presidente da entidade no Brasil, diante dessas estatísticas alarmantes, é evidente que medidas de conscientização, apoio e intervenção são necessárias para abordar esse cenário preocupante.

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.