Localizada no município baiano de Ilhéus, o terreiro de candomblé Ilê Axé Odé Omopondá Aladê Ijexá, através da sua associação mantenedora, a AMATA, está promovendo uma campanha de mobilização em prol da reconstrução da represa de mãe Oxum.
O local foi atingido pelas fortes chuvas na região nos últimos dois anos. Através da campanha, a comunidade busca arrecadar recursos para a reconstrução da represa, estimada em cerca de R$40.000,00. Sob a liderança da yalorixá, atriz e ativista cultural Iyá Darabi, conhecida no mundo civil como Alba Cristina, o Ilê além de ser um terreiro de candomblé, é também uma entidade civil de cunho sociocultural.
“A represa é um espaço vital dentro do terreiro e a sua existência tem múltipla importância para a comunidade, tanto para as atividades cotidianas quanto do ponto de vista espiritual. As águas doces representam a materialização da orixá Oxum, manifestando sua energia de cuidado, cura, fertilidade, prosperidade e beleza para o benefício de todas as pessoas”, afirma Iyá Darabi.
Oxum é a água que gera a vida e o seu espelho d’água proporciona ao terreiro de Odé a possibilidade de cuidar de pessoas tanto fisicamente quanto espiritualmente, ao longo de mais de uma década.
Nesse sentido, artistas de todo o Brasil como Jackson Costa, Carlos Betão, Lyu Arisson, Juliana Ribeiro, Negra Jho, Del Feliz, entre outros, uniram-se em apoio à campanha. Para contribuir com os custos de material e mão de obra necessários para a reconstrução, acesse o link da Vakinha online, clicando aqui.
Foto: Divulgação/Paulo Ferreira