A reunião de ministros e ministras da Cultura do G20 que acontecerá em 2024, terá como sede a cidade de Salvador. A data prevista para o encontro é em outubro. O anúncio foi feito durante a reunião ministerial da Cultura dos países do G20, realizada em Varanasi, na Índia, no domingo (27).
Além de Salvador, o Grupo de Trabalho também terá reuniões em Brasília (março) e em Porto Alegre (maio), além de uma reunião virtual em janeiro. Durante a reunião na Índia, o Grupo de Trabalho definiu os quatro pontos principais que guiarão os debates do encontro em 2024: diversidade cultural e inclusão social, direitos autorais e tecnologias digitais, impactos da cultura no desenvolvimento e preservação do patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, entrou em contato com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e com o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, para informá-los sobre a decisão. Vale destacar que a presidência do G20 será assumida pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro deste ano.
Durante o discurso na reunião na Índia, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, enfatizou o comprometimento do Brasil em fortalecer a dimensão cultural da cooperação no âmbito do G20 e expressou a expectativa de receber os participantes no país no próximo ano.
Foto: Luciele Oliveira/ Audiovisual MinC