quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

TRABALHADORES DO TRANSPORTE PÚBLICO METROPOLITANO PLANEJAM MANIFESTAÇÃO NESTA SEGUNDA (28), EM LAURO

Douglas Santana - 26/08/2023 09:06 - Atualizado 28/08/2023

Na próxima segunda-feira (28), haverá uma grande caminhada dos trabalhadores do transporte metropolitano, a partir de Lauro de Freitas, para cobrar indenizações de rodoviários demitidos durante a pandemia. Além disso, a categoria cobra o não remanejamento de linhas que, segundo o Sindmetro, pode provocar 1,2 mil demissões.

O sindicato da categoria adverte a população para que evite esse caminho, uma vez que a caminhada deve impactar no fluxo de veículos. Na pauta de reivindicações está o pagamento das rescisões dos rodoviários da BTM, VSA e Linha Verde, que encerraram suas atividades devido à pandemia. Os trabalhadores cobram o pagamento do repasse feito ao Governo do Estado pela União para compensar as perdas de empresas de transporte afetadas com a alta dos combustíveis durante a pandemia.

“Queremos uma proposta decente do Governo do Estado para ao pagamento dessas rescisões”, diz Mário Kléber, diretor do Sindmetro.

Além disso, a categoria questiona a ação civil pública movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), contra o Estado e Prefeitura de Salvador, para pedir a desativação das linhas metropolitanas que circulam pela orla da capital baiana.

Pela ação, as linhas teriam seu trajeto limitado até o aeroporto. Segundo Mário Kléber, isso afetaria as empresas Costa Verde, Expresso Vitória, Atlântico e Avanço e poderia provocar a demissão de 1,2 mil trabalhadores.

 

Foto: Carlos Almeida/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.