Junto com governador Jerônimo Rodrigues (PT), o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, cumpriram agenda na Bahia, nesta quinta (24).
No evento, foi autorizado a realização de edital para elaboração de estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental e modelagem jurídica para viabilizar Parceria Público-Privada (PPP) voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú.
Considerado o maior projeto de irrigação da América Latina, Baixio de Irecê registra mais de 72 toneladas de grãos colhidos em 2023, entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia. Estudos preliminares indicam a viabilidade de irrigação de uma área de 51,7 mil hectares, além da malha rodoviária para o escoamento da produção.
Dividido em nove etapas, o projeto de irrigação, que está localizado na margem direita do Rio São Francisco, região do Médio São Francisco, iniciou as atividades voltadas ao desenvolvimento agrícola, depois de um hiato de mais de 20 anos.
Atualmente a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Equipav são responsáveis pela construção, manutenção da infraestrutura de uso comum e pela ocupação da área concedida. Até o final de 2024, a expectativa é de que o investimento em obras de infraestrutura e produção no projeto chegue a R$ 500 milhões, em área de 8 mil hectares. Isso vai permitir a geração de mais de 180 mil empregos diretos e indiretos, distribuídos entre comércios, agricultura, setor de serviços e indústrias.
As etapas 1 e 2, implantadas pela Codevasf, receberam financiamento de R$ 100 milhões por parte do Banco do Nordeste, entre recursos para empresários e pequenos produtores, correspondendo a uma área de 1,8 mil hectares que já está em início de produção.
Foto: