Os Correios iniciaram a convocação de mais de 50 jovens aprendizes na Bahia. Os jovens assinarão contrato que pode variar entre 12 e 24 meses, com registro na carteira de trabalho, vão receber, além do salário-mínimo-hora, que em valores totais, corresponde a R$ 611,72, vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.
A jornada de 20 horas semanais será distribuída em quatro horas diárias, divididas em atividades teóricas realizadas em entidade qualificada na formação técnico-profissional e práticas, nos Correios, envolvendo a atuação como auxiliar administrativo e logístico.
O programa Jovem Aprendiz é uma ação corporativa alinhada às diretrizes da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e se destina à contratação especial de adolescentes classificados por critérios socioeconômicos. Neste ano, os Correios abriram 4.382 vagas, mais formação de cadastro reserva, em todo o Brasil. Das vagas totais, 10% foram ofertadas para pessoas com deficiência e 20% para pretos e pardos.
“Os Correios têm orgulho de atuar diretamente na formação profissional de milhares de jovens, cumprindo seu papel de empresa pública e agente do governo federal em um momento de retomada dos grandes projetos de desenvolvimento do Brasil”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
As convocações estão ocorrendo em várias cidades de todo o país, de forma gradativa, até que o número de aprovados seja suficiente para o provimento das vagas publicadas em edital. Nesta fase, o candidato precisa conferir se o seu nome está na lista de convocação disponível no site dos Correios. Em seguida deverá apresentar, por meio do sistema de inscrição, a documentação comprobatória exigida no edital.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil