Em entrevista ao portal Bahia Econômica, o secretário do Planejamento na Bahia, Claudio Peixoto, destacou que neste momento estão sendo elaborados três instrumentos de planeamento para estabelecer diretrizes para o futuro da Bahia.
São eles: PPA – Plano Plurianual, que é um instrumento de planejamento de médio prazo previstos na Constituição Federal, com horizonte de execução de 4 anos, compondo o nível tático, onde são são definidos os programas de governo, com compromissos, indicadores com metas e iniciativas a serem executadas pelo Estado. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, que compreende as metas e prioridades da Administração Pública, orientando a elaboração da LOA – Lei Orçamentária Anual 2024. Além deles, está em elaboração o PDI – Plano de Desenvolvimento Integrado que define objetivos estratégicos que buscam orientar as ações governamentais, com base em cenários e na visão de futuro, com o intuito de alcançar um patamar desejável de desenvolvimento, implicando na potencialização não apenas de oportunidades, como, também, de conflitos.
O secretário disse também, que o investimento robusto previsto pelo PAC e a instalação da planta da BYD simboliza um novo ciclo de desenvolvimento do Brasil, e para a Bahia. Segundo ele, a Bahia foi o estado nordestino onde mais foram abertas empresas em 2022 e mantém a sua força de atração de novos investimentos privados. Veja a entrevista na íntegra.