terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.8351 Dólar 5.4427

SEMANA DE LULA SERÁ MARCADA PELA REUNIÃO DO BRICS, NA ÁFRICA DO SUL

Douglas Santana - 21/08/2023 07:45

Nesta semana, o presidente Lula (PT) vai à África do Sul, para participar da 15ª cúpula do Brics, que será realizada em Joanesburgo, entre terça (22) e quinta-feira (24). O Brics é um grupo de países formado por cinco grandes economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Vão estar presentes no encontro o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa; o presidente chinês, Xi Jinping; e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Por causa do risco de ser preso pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), devido aos crimes de guerra contra a Ucrânia, o presidente russo, Vladimir Putin, não vai ao encontro. Ele irá participar da cúpula de forma remota, e deve enviar o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, para representar o país, presencialmente.

Entre os assuntos discutidos pelo grupo está a adesão de novos integrantes. Lula defende o ingresso de outros países. Atualmente não há um procedimento regular e normatizado para solicitar admissão ao grupo. Estes critérios devem ser estabelecidos na cúpula em Joanesburgo.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.