A secretária de Saúde de Salvador e vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) se pronunciou sobre a nova variante Ômicron da Covid-19, que está causando apreensão ao redor do mundo por seu alto poder de contaminação.
“Acompanhamos as notas e orientações técnicas com o Ministério da Saúde, Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e CIB (Comissão Intergestores Bipartite). Até o momento, ainda não temos orientações nesse sentido [do uso das máscaras]”, declarou Ana Paula.
“A variante não chegou ao Brasil, e ainda não há o desenho do comportamento epidemiológico. A própria OMS ainda não fez recomendações ao Brasil neste sentido de voltar a usar máscara. Ressalto a importância da vacinação e de todos completarem o ciclo vacinal”, emendou a gestora.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador declarou que acompanha a evolução da pandemia e que compartilha as informações com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “verificando e realizando medidas de prevenção e controle, não medindo esforços para a disponibilizar a vacina contra COVID-19 para a população.”
Foto: Valter Pontes/Secom