Monte Santo está prestes a se tornar um polo de agroindústrias familiares. Impulsionado pelo apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o município já recebeu mais de R$ 17 milhões em investimentos, somente por meio do projeto Bahia Produtiva, para alavancar diversos sistemas produtivos, melhorando a vida de famílias agricultoras e fomentando o desenvolvimento sustentável local.
A Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor) assume uma liderança nesse movimento de transformação e gerencia agroindústrias, incluindo unidades de beneficiamento de frutas para produção de polpas e de licuri. Além disso, o município se prepara para receber uma unidade de beneficiamento de frutas para a produção de doces e também um laticínio, que está em construção.
Na última quarta-feira (16), uma equipe da CAR, acompanhada da primeira-dama e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Tatiana Velloso, realizou uma visita à sede da Coopersabor para acompanhar de perto as ações em andamento.
Entre os empreendimentos visitados se destaca o laticínio, cujas obras estão em andamento. Com uma capacidade de processamento de 1.900 litros por dia, esse empreendimento beneficiará agricultores familiares que criam caprinos. A estimativa é de que sejam gerados 10 novos empregos diretos, 155 indiretos e a incorporação de 38 novos cooperados. Além disso, o laticínio contribuirá para o aumento significativo na renda dos beneficiários e na elevação da quantidade de leite processado. Em sua visita, o diretor-presidente do CAR, Jeandro Ribeiro, falou sobre as expectativas.
“Visitamos o complexo industrial da Coopersabor, onde está em construção o laticínio que, em breve, estará processando derivados lácteos. Isso é uma demonstração clara das políticas públicas em apoio à agricultura familiar. Com os investimentos e o esforço colaborativo entre as instituições, Monte Santo está trilhando um caminho promissor em direção à transformação econômica e social, impulsionando a agricultura familiar”.
O presidente da cooperativa, Charles Conceição, destacou a importância dessas iniciativas para a região.
“É gratificante ver o Governo do Estado deixando esse legado para o município. Temos uma rede de agroindústrias sendo construída e temos grandes expectativas de transformação nas famílias locais. Essas políticas públicas têm um impacto direto na renda e no potencial da agricultura familiar da região”.
A professora Tatiana Velloso, também enfatizou a importância da ação conjunta.
“Temos uma rede importante que articula a educação, desde o ensino básico até o ensino superior. Temos alunos formados e em formação ligados à agricultura familiar que a gente traz a formação no mundo do trabalho, considerando a inclusão socioprodutiva a partir da maior força nesse município e desse território que é agricultura familiar”.
Fonte e Foto: Ascom/CAR