Está acontecendo, até sexta (18), a Conferência Nacional de Slots (SCB 2023), evento que debate a malha área brasileira para a segunda temporada de 2023. O diretor-presidente do Salvador Bahia Airport, empresa responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Salvador, Júlio Ribas, fez mistério sobre as novidades, mas confirmou que Salvador terá novos destinos.
“Por conta de um acordo com a companhia aérea a gente não pode divulgar ainda, mas será uma nova rota internacional. Acredito que em até duas semanas estaremos divulgando. Além disso, teremos a ampliação das rotas domésticas já aguardadas pela alta temporada. Esses detalhes serão discutidos durante o evento”, explicou.
Entre 1º de abril e 30 de junho, 1,6 milhão de pessoas usaram o sistema e ocorreram 12.535 pousos e decolagens, o que representa um aumento de 8%, em relação a quantidade registrada em 2019, antes da pandemia.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-Bahia), Jorge Pinto, disse que uma série de fatores são responsáveis por esse aumento de 7,8% na demanda, mesmo em plena baixa temporada. Os meses de abril a junho são marcados pelas chuvas intensas no estado, principalmente no litoral, onde ficam muitos dos destinos turísticos baianos.
“Houve um trabalho intenso do poder público, no município e no estado, da Abav e das agências no processo de divulgação de Salvador e da Bahia. Recentemente, uma operadora fez 40 anos no mercado e trouxe convidados da Argentina e de outros países da América do Sul para conhecer nossa cidade e nosso estado. A gente tem percebido o aumento de turistas e a tendência é melhorar mais ainda”, afirmou.
A partir de outubro Salvador terá voo direto para a Varsóvia, na Polônia. As viagens serão sempre aos domingos, em aeronave da Lot Polish Airlines. A temporada começa em 29 de outubro e vai até 07 de abril de 2024. A empresa responsável é a Itaka, com a expectativa de que 6,5 mil poloneses visitem a Bahia no período, injetando US$ 7 milhões na economia do estado, de acordo com a Setur-BA.
O diretor de planejamento da Gol Linhas Aéreas, Rafael Moreira, estima crescimento de até 20% no número de assentos durante a alta temporada.
“É uma questão sazonal crescer na Bahia e no Nordeste como um todo durante a alta temporada. A gente deve ter um crescimento em torno de 15% a 20% na oferta de assentos. Transformamos pontes aéreas, como Santos Dumont (RJ)/ Curitiba (PR), em um Santos Dumont/ Salvador ou Congonhas (SP)/ Salvador”, explicou.
Foto: Márcio Filho/MTUR