O Salvador Capital Afro (SCA), projeto da Prefeitura de Salvador que tem como fomentar a cidade como polo do afroturismo mundial está participando da votação
O projeto está na votação para o South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos mundiais de tecnologia, cinema, música, educação e cultura, que acontecerá em Austin, no Texas (EUA), nos dias 8 a 16 de março de 2024.
Para fazer parte da programação do SXSW, o Salvador Capital Afro vai passar por um processo avaliativo composto de três etapas, incluindo uma votação popular que segue até o próximo domingo (20), através do link https://panelpicker.sxsw.com/vote/139633.
O SCA foi inscrito na categoria Inovação Internacional (International Innovation), em tradução livre, na conferência “PanelPicker”, que foi criada pelo SXSW para receber projetos a partir de sugestões da comunidade.
A participação do projeto soteropolitano no SXSW colabora para a divulgação de Salvador como um polo de destaque mundial na valorização e manutenção da cultura afrodiaspórica.
A diretora de Cultura da Secult, Maylla Pita, afirma que a participação do Salvador Capital Afro no SXSW iria colaborar exponencialmente para o mundo ver, na capital baiana, um local de pertencimento da cultura ancestral.
Para a gestora, o projeto nasce justamente para dar à primeira capital do Brasil o destaque merecido enquanto polo internacional do afroturismo, com potencial para atrair pessoas de todo o mundo, colocando na centralidade a identidade cultural negra, seus espaços, seus recursos econômicos de sobrevivência, seus modos de fazer, de saber e suas histórias.
Foto/Reprodução: Lucas Moura