Durante uma sessão plenária da Câmara de Apucarana, norte do Paraná, o vereador Antônio Garcia (UB), afirmou que ‘nordestinos não gostam de trabalhar’. A declaração aconteceu nessa segunda (14), na votação de um projeto de lei que declara utilidade a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo (Amuvitur).
“É um projeto tão importante, porque o pessoal sai daqui e vai para o Nordeste. No Nordeste, o pessoal não gosta muito de trabalhar, uma parte lá, não todos, não vamos abranger todos, não, mas daí tem o turismo do Nordeste, tem as águas do Nordeste. Aí agora vai fazer o contrário, vai vir para o turismo de Apucarana. Então, de vez a gente sair daqui para outras áreas de turismo, a gente vai angariar mais gente para o turismo de Apucarana”, disse o vereador.
Toninho Garcia, como é conhecido na região, foi prontamente rebatido pelos próprios colegas de Casa. O vereador Moisés Tavares (Cidadania) rebateu a fala preconceituosa.
“Repudio veementemente aqueles que têm qualquer tipo de preconceito com outros irmãos de outros estados, de outras regiões, E reconhecendo o total trabalho das pessoas dignas, daquelas que fazem a economia e o turismo de qualquer região, como filho de um nordestino, repudio qualquer forma de preconceito”, afirmou.
O vereador Lucas Leugi (PP) também reagiu.
“Tantas famílias que vieram do Nordeste procurar uma vida melhor, qualidade de vida para a sua família. Tenho muitos amigos que vieram do Nortes e a eles tenho o maior respeito”, disparou.
Até mesmo um colega de partido lamentou a fala de Antônio Garcia.
“Ocupa uma cadeira aqui na Câmara um nordestino, que carrega no nome a cidade onde nasceu. O povo nordestino é muito trabalhar e muito competente”, falou Rodrigo Lievore (União).
Com a repercussão negativa, Antônio Garcia tentou justificar a fala, afirmando que “para quem sabe ler, um pingo é letra, eu não descrimino pessoas do Nordeste, eu só dei um exemplo que muitas pessoas saem daqui e vão fazer turismo lá”.
Foto: Divulgação/Câmara de Apucarana