sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

CEO DA BYD AFIRMA QUE SALVADOR TEM POTENCIAL PARA SE TORNAR UM POLO DE INOVAÇÃO NO BRASIL

Emilly Lima - 16/08/2023 19:00 - Atualizado 16/08/2023

A executiva global e CEO da BYD nas Américas, Stella Li, afirmou que Salvador tem potencial para se tornar um polo de inovação no Brasil. A declaração foi feita durante um evento com jornalistas da América Latina em Shenzhen, na China. A BYD assinou acordo neste ano com o governo da Bahia para a construção de uma fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com previsão de inauguração entre o final de 2024 e o início de 2025.

Segundo Stella Li, o Brasil é um mercado estratégico para a BYD, que está no país há mais de 10 anos. Ela destacou que o Brasil é o sexto mercado da BYD no mundo e que pode servir como um centro fabril para outros países sul-americanos. Ela também ressaltou que a eletrificação é uma solução ambiental para o Brasil, que se preocupa com o meio ambiente.

“Nosso sonho é tornar a Bahia centro da inovação e da alta tecnologia da América Latina”, afirma vice-presidente da BYD.

A BYD é líder mundial na venda e produção de carros elétricos e híbridos, tendo sido a primeira empresa do mundo a parar de produzir carros a combustão em março do ano passado. A empresa tem 600 mil funcionários, sendo 70 mil engenheiros, e solicita em média 10 patentes por dia.

Fábrica na Bahia

A fábrica da BYD em Camaçari vai produzir baterias, painéis solares e veículos elétricos, como ônibus, caminhões e carros. A empresa planeja implantar três unidades distintas na Bahia por conta do método segmentado dos veículos: uma para produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos; a outra para automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano — em sua primeira fase; e a terceira fábrica atenderá o mercado externo e utilizará a estrutura portuária local.

A empresa já tem outras duas fábricas no Brasil, em Campinas (SP) e em Manaus (AM).

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.