domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BAIXA COBERTURA VACINAL DA VARICELA É CAUSA DO SURTO DE CATAPORA NA BAHIA, DIZ CONSELHO DE SAÚDE

Emilly Lima - 16/08/2023 18:14

Nesta semana a Bahia entrou em estado de alerta sobre o aumento nos casos de catapora em alguns municípios, até o dia 12 de agosto deste ano, foram contabilizados 443 casos da doença em todo o estado. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Marcos Sampaio, as baixas coberturas vacinais representam risco iminente para ocorrência de surtos e casos graves de catapora no estado.

A varicela, também conhecida como catapora, causa inflamação visível na pele, dor de cabeça, pneumonia e infecção no ouvido. É um vírus que se propaga de forma muito rápida e pode ser grave se migrar para os órgãos internos.

A vacina auxilia a conter a propagação dessa enfermidade, que é particularmente perigosa quando contamina adultos. A imunização é realizada em duas doses. A primeira é aplicada a partir do 15º mês de vida e faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação. Cabe salientar que quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a chance dos agentes infecciosos se espalharem.

Segundo Marcos, os municípios precisam urgente fazer ações de incentivo e chamamento para que as crianças sejam vacinadas. “Além das ações de incentivo dos municípios, é preciso que os pais também estejam atentos a necessidade de manter a caderneta de vacinação dos filhos em dia”, afirma.

De acordo com dados do Tabnet, desta quarta-feira (16), o índice de vacinação da Varicela em Salvador é de 33,95% sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Desse modo, as unidades de saúde precisam buscar estratégias para a vacinação, seja por busca ativa, campanha de vacinação ou ir in loco nas escolas e casas da população.

A melhor forma de prevenir o seu filho é por meio da vacinação, que está disponível na rede pública. “É importante ressaltar que apesar de mais comum entre crianças, os adultos não vacinados e que nunca tiveram a doença podem desenvolver a catapora, se houver contato com o vírus”, reforça Marcos Sampaio.

Foto: Divulgação 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.