domingo, 14 de julho de 2024
Euro 5.9241 Dólar 5.4292

AUMENTO DA DENGUE NA BAHIA ACENDE ALERTA PARA PREVENÇÃO E VACINAÇÃO CONTRA A DOENÇA

Douglas Santana - 16/08/2023 09:56

Com a chegada das estações mais quentes do ano: primavera e verão, aumentam as preocupações diante do crescimento dos casos de dengue, este ano, na Bahia (28,3%), e das manifestações mais graves da doença (168%).

O infectologista e consultor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, destaca que esses períodos, principalmente o verão, concentram também mais chuvas e, consecutivamente, com mais locais com possibilidade de água parada, ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“É aquela velha história: onde tem água parada tem risco de proliferação da dengue, uma vez que os mosquitos usam esses espaços para colocar suas larvas, aumentando, assim, o contingente de mosquitos nas cidades. E este quadro pode propiciar um maior número de pessoas contaminadas”, informa o especialista.

De acordo com o infectologista, os cuidados com a prevenção ganham um grande aliado com a disponibilização de uma vacina que ajuda a prevenir o agravamento dos casos mais graves da dengue. Um exemplo disso é o imunizante Qdenga (TAK-003), produzido pelo laboratório Takeda e licenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A nova vacina protege contra todos os quatro tipos do vírus causadores da doença. São elas: a DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4, sendo os tipos 1, 2 e 4 os mais comuns no Brasil. Além disso, a Qdenga previne mais de 80% dos casos gerais de dengue e reduz em 90% os casos de hospitalização”, destaca o médico.

O imunizante pode ser administrado em pessoas de 4 a 60 anos, inclusive em indivíduos que não tiveram a doença. Até o momento, ela está disponível somente na rede privada.

 

Foto: Shutterstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.