domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ESTUDANTES E PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR SÃO SELECIONADOS PARA INTERCÂMBIO EM PORTUGAL

Douglas Santana - 14/08/2023 08:04

Onze estudantes e uma professora da rede municipal de ensino em Salvador foram selecionados, no âmbito do projeto “Era Uma Vez… Brasil”, para um intercâmbio de 10 dias em Portugal, buscando vivenciar um outro lado da história brasileira, viajando além-mar e descobrindo “in loco” as similaridades e diferenças com a cultura portuguesa.

Só em Salvador, o projeto mobilizou 54 professores de 41 escolas diferentes, com 540 estudantes inscritos. Os 12 soteropolitanos selecionados se juntarão a outros 27 selecionados em Mata de São João e Jacobina, somando 39 representantes baianos dentre os 126 brasileiros que farão o intercâmbio. Em 2023, a sétima edição do “Era Uma Vez… Brasil” trabalhou o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”, com narrativas não mostradas nos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país.

“Apoiar o ‘Era Uma Vez…Brasil’ é valorizar nossa história e promover o fomento à educação e a cultura, pilares muito importantes para o desenvolvimento destes jovens, e do país como um todo, por isso temos tanto carinho pelo projeto. Assim como o ‘Era uma vez’, nós também valorizamos a nossa história, porque sabemos que quem somos hoje, e o nosso futuro, são frutos dessa história e das decisões que ela nos fez tomar. É com grande alegria que novamente somos parceiros deste projeto e que, por meio dessa parceria, promovemos essa imersão cultural a esses jovens”, comenta João Naves, fundador e presidente do Grupo Rodonaves, que patrocina o projeto.

Entre os intercambistas soteropolitanos anunciados, estão a professora Sara Braga de Melo Fadigas, da Escola Municipal São Domingos Sávio, e os  estudantes: Cristal Ribeiro Barreto (Escola Municipal Visconde de Cairu), Dandara de Jesus Rangel (Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes), Isabele Cristine de Jesus (Escola Municipal Amélia Rodrigues), Ronald Nascimento Catarino (Escola Municipal 2 de Julho), Salmo de Jesus Santos (Escola Municipal Jorge Amado), Sthefany Cecilia Jesus Araujo (Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes), Larissa Santana Moreira (Escola Municipal São Domingos Sávio), Samara Lopes de Oliveira (Escola Municipal 15 de outubro), Ester Rodrigues (Escola municipal Iacy Vaz), Filipe Brito dos Santos (Escola municipal Clériston Andrade),  Priscila Santana Araújo (Escola municipal Cidade de Jequié).

Além do anúncio, também foram lançados o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”, que reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos participantes durante a primeira etapa do projeto, e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes que avançaram para a segunda etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em junho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens, do roteiro à filmagem, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.

Serão 10 dias em Portugal, no mês de novembro de 2023. A viagem contará com visitas a pontos históricos e os estudantes visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 20 curtas-metragens e o livro de HQs.

 

Foto: Ascom/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.