sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

BAHIA TEM A 6ª MAIOR PRODUÇÃO DE MANDIOCA NO PAÍS E ESTIMA AUMENTO PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Douglas Santana - 14/08/2023 07:15 - Atualizado 14/08/2023

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de junho de 2023, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia ocupa o sexto lugar de produção de mandioca no país.

Além disso, pretende aumentar a produtividade da mandiocultura em 22,4% no próximo ano. Segundo os dados, para 2023, estima-se uma produção de 938,3 mil toneladas, 9,6% superior à de 2022. O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, afirma que os resultados acontecem mais rápido com a integração de diversas entidades associadas a focalização das áreas que mais produzem a cultura de mandioca.

“A ação vai atender os 7 territórios que mais cultivam mandioca – Extremo Sul, Costa do Descobrimento, Baixo Sul, Recôncavo Baiano, Vale do Jiquiriçá, Litoral Norte e Sudoeste Baiano – 30 mil agricultores familiares que produzem nesses territórios”.

O novo projeto da CAR, Raízes do Brasil, visa fortalecer todo o sistema produtivo da mandioca e aumentar a renda dos agricultores familiares. A iniciativa será lançada ainda neste mês e será realizada em parceria com agentes financeiros, movimentos sociais, cooperativas e redes de ensino. A expectativa é que essa ação atraia investimentos para a mandiocultura.

“Porque a gente demanda ainda de plantas de mandioca com bom potencial de produzir fécula. Nós temos duas e precisamos de mais uma, sendo que o ideal é ter 5 ou 6 plantas. Então, se a gente amplia a base de produção, atraímos mais investimentos”, frisa Ribeiro.

O presidente da Cooperativa de Mandiocultores de São Desidério, João Xavier Neves, relata que os produtores da entidade buscam elevar a produtividade.

“Nós temos um projeto junto com o sindicato rural que eles plantaram um hectare de mandioca financiado pela cooperativa. Então, acredito que em 2024 vamos plantar mais do que esse ano porque temos mais ramas (de mandioca) para poder plantar”, projeta.

 

Foto: Manu Dias/GOV-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.