Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10), o setor de serviços no Brasil encerrou o primeiro semestre de 2023 com alta de 4,7% em sua atividade econômica. No estado da Bahia por exemplo, a categoria registrou em comparação com junho de 2022, um aumento de 7,7% e no acumulado do 1º semestre subiu para 7,8% em 2023.
Na Bahia, a maior taxa de crescimento e a principal influência positiva para o resultado vieram dos serviços de informação e comunicação (12,8%), que apresentam avanços há 6 meses consecutivos e tiveram o melhor primeiro semestre da série histórica. Em seguida, o segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,8%) apresentou a segunda maior contribuição positiva.
O aumento no volume de serviços se deu em 16 unidades da Federação. São Paulo (0,3%), Paraná (1,9%), Distrito Federal (2,9%) e Minas Gerais (0,9%) foram as que mais influenciaram positivamente o indicador nacional. A principal contribuição negativa veio do Rio de Janeiro (-2,4%).
Foto: Divulgação / Germano Lüders