sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

PRESIDENTE DO BC, CAMPOS NETO EXPLICA AO SENADO REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS NESTA QUINTA (10)

LUIZA SANTOS - 10/08/2023 16:58 - Atualizado 10/08/2023

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, irá participar de uma sessão no plenário do Senado, nesta quinta-feira (10) para prestação de contas da autoridade monetária sobre a taxa de juros, cujo a Selic foi reduzida de 13,75% para 13,25%, na última semana passada.

Uma lei que prevê a apresentação de relatórios do Banco Central aos parlamentares, o que justifica a presença de Campos Neto na sessão.

“O Banco Central fez um bom trabalho em termos de pouso suave. O que é pouso suave? É trazer a inflação para baixo com o mínimo de custo possível. Então, se a gente comparar o que caiu a inflação no Brasil proporcional ao que gerou ou com o que aconteceu com o crescimento econômico,, a gente tem dificuldade de encontrar outro país do mundo que tenha conseguido cair a inflação nessa mesma proporção quase sem alteração no crescimento e com geração de emprego no mesmo período”, afirmou o presidente do BC durante a sessão.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, elogiou o Copom, ressaltando a harmonia entre as instituições.

“Entendemos que o controle institucional, que é o motivo de estarmos reunidos hoje nessa sessão para ouvir as explicações do senhor Roberto Campos Neto a respeito das recentes decisões tomadas pelo Banco Central é um sinal evidente de maturidade e equilíbrio institucionais em nosso país. Além de mostrar transparência nas decisões dos agentes públicos, a prestação de contas por meio de arguição pública é atividade própria de uma democracia sadia e pronta a debater as questões importantes da nação”, declarou.

Foto: Agência Senado

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.