domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

ENTIDADES SINDICIAIS SE POSICIONAM CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA BAHIAGÁS

Douglas Santana - 10/08/2023 08:30

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) divulgaram uma nota sobre uma possível ‘manobra’ que pode resultar na privatização da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). Um edital da BAHIAINVESTE abre caminho para a venda da companhia.

O material foi publicado por, pelo menos, duas vezes no Diário Oficial, em 2022. O material que citava o nome da Bahiagás foi suspenso logo após a divulgação. Já em novembro do ano passado, ele foi republicado sem citar a companhia no texto, segundo informações das entidades sindicais. A FUP e o Sindipetro-BA ainda alegam que existe uma “estranheza” na republicação.

“O fato é que a BAHIAINVESTE já anunciou a contratação do consórcio Genial (o mesmo que conduziu a privatização da Eletrobras e ESGás) e desde o mês de abril este consórcio tem trabalhado dentro da Bahiagás, coletando informações e elaborando o projeto de privatização da empresa”, afirmam.

A Bahiagás é a maior distribuidora de gás natural do Nordeste e a segunda maior do Brasil. A companhia possibilita ainda diversas intervenções de infraestrutura e é o principal patrocinador do setor artístico e cultural da Bahia.

Após comprar as ações da Bahiagás em 2022, que pertenciam à Gaspetro (subsidiária da Petrobrás), o governo do Estado passou a ter 75,5% das ações ordinárias da companhia, além de 58,5% do capital total. Após a negociação, em apenas 8 meses, a empresa retornou aos cofres públicos 18% do capital investido. Bacelar ainda ressalta que a FUP e o Sindipetro Bahia confiam que o governo do Estado não vai permitir o avanço da privatização da Bahiagás”.

 

Foto: Divulgação/Bahiagás

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.