O deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) apresentou um projeto de indicação na Assembleia Legislativa da Bahia visando à ampliação do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) para todas as regiões do estado.
Conforme o político, a finalidade é oferecer um serviço docente-assistencial e ampliar o acesso universal e gratuito à Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Bahia.
O CRE-TEA foi fundado em 2016, sendo pioneiro no Brasil e é reconhecido pelo atendimento multiprofissional e interdisciplinar de acordo com as diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD).
Porém, o centro opera atualmente em apenas uma unidade localizada em Salvador, no bairro do Campo Grande, o que limita o acesso e a cobertura a outras regiões da Bahia. Em função disso, o deputado destaca a necessidade de assegurar a equidade no acesso aos serviços de saúde para todas as pessoas com TEA no estado.
Foto: Divulgação / Assessoria