O Cardeal e arcebispo de Salvador, Dom Sergio da Rocha, decretou uma intervenção na Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim após o afastamento de Jorge Nunes Contreiras, que atuava como juiz da congregação desde janeiro deste ano. O nomeado para ser interventor do conflito é Côn. José Abel Carvalho Pinheiro.
Por meio de nota divulgada nesta sexta-feira (4), a Arquidiocese de Salvador informou que o objetivo da intervenção é “promover a unidade e a paz”. “O objetivo da Intervenção é promover a unidade e a paz, gerir a Devoção e o Projeto Bom Samaritano, a fim de que continuem a sua missão de promoção do culto ao Senhor do Bonfim e a solidariedade com os irmãos mais necessitados”, diz trecho.
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia, após empenhar-se através da Comissão de Mediação, constituída por decreto do Cardeal Arcebispo, Dom Sergio da Rocha, desde o dia 02/06/2023, com o intuito de resolver os conflitos surgidos na Devoção do Senhor do Bonfim através do diálogo e da busca da comunhão eclesial e tendo se esgotado as possibilidades de entendimento para o fim dos conflitos, vem comunicar a nomeação do Revmo. Côn. José Abel Carvalho Pinheiro como interventor na Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, com o apoio de uma Equipe. O objetivo da Intervenção é promover a unidade e a paz, gerir a Devoção e o Projeto Bom Samaritano, a fim de que continuem a sua missão de promoção do culto ao Senhor do Bonfim e a solidariedade com os irmãos mais necessitados, mantendo na Colina Sagrada o clima de fraternidade e paz, como também criar Comissões para a reforma do Estatuto e do Regimento Interno e para as eleições da nova Mesa Administrativa da Devoção, a fim de preservar a fidelidade e a comunhão da Devoção com a Arquidiocese e a sua missão de evangelizar. O caminho do diálogo respeitoso e fraterno continuará a ser percorrido com todo o empenho, durante o período de Intervenção, assim como ocorreu com a Comissão de Mediação, em vista do bem desta renomada Devoção e da missão evangelizadora da Basílica Santuário, iluminado sempre pela fé no Senhor Bom Jesus do Bonfim.
Foto: Reprodução