Nessa quarta (02), a notícia vinda do Banco Central, que reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, agradou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Em conversa com a imprensa logo após a decisão do Copom, o petista disse que a redução vai contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira.
Segundo Haddad, essa redução anunciada pelo BC após três anos sem mexer na Selic, foi “fruto de muito diálogo”.
“Eu queria reiterar o respeito pelo Banco Central. Nós sempre mantivemos diálogo de alto nível, a começar pelo presente Campos Neto. Esse diálogo técnico resultou nesse placar apertado, que foi o 5 a 4. Vai ajudar muito as expectativas”, comemorou Haddad.
O corte de 13,75% para 13,25% foi a primeira redução proposta pelo Comitê de Política Monetária nos últimos três anos. No comunicado, o grupo embasou a decisão na melhora do quadro inflacionário.
“Vai ter mais otimismo. Os investidores, o mundo todo vai olhar para o Brasil com mais otimismo. O corte de 0,50% na taxa básica de juros sinaliza que estamos na direção certa. Um avanço no sentido do crescimento econômico sustentável para todos”, acrescentou.
Foto: Rafael Neddermeyer/Agência Brasil