domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FIEB COMEMORA REDUÇÃO DA TAXA SELIC: “PRIMEIRO PASSO PARA A FLEXIBILIZAÇÃO DA POLÍTICA MONETÁRIA”

Douglas Santana - 03/08/2023 09:00 - Atualizado 03/08/2023

A decisão tomada nessa quarta (02), pelo Comitê de Política Monetária (Copom), em reduzir a taxa básica de juros, foi celebrada pela Federação da Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). De acordo com a FIEB, a medida “deve ser compreendida como o primeiro passo para a flexibilização da política monetária”.

A instituição ainda ressalta a importância de que seja mantido, ou mesmo ampliado, o ritmo de queda da Selic, importante para retomada do crescimento econômico. Eles destacam também que, mesmo com essa decisão, os juros no Brasil continuam em patamares extremamente elevados (13,25%), com uma taxa real de quase 9%, uma das maiores do mundo.

“A decisão de reduzir a taxa de juros encontra respaldo nos recentes indicadores da economia, principalmente na queda acentuada da inflação, que, em 12 meses, está abaixo da meta para 2023 (em junho, o IPCA de 12 meses alcançou 3,16% e o teto da meta de inflação é de 4,75%). Entretanto, a manutenção de uma taxa Selic ainda elevada prejudica a retomada dos investimentos e a geração de empregos e renda que foram fortemente impactados nos últimos anos”, diz a nota enviada pela Fieb.

Ainda segundo a instituição, a “economia brasileira trilha por um caminho de volta à normalidade, com a valorização da moeda nacional e estabilidade de preços. Ademais, o governo federal está consciente da necessidade de controlar as finanças públicas, algo sinalizado pelo projeto do “Arcabouço Fiscal”, que está prestes a ser aprovado, definitivamente, no Congresso Nacional, e mesmo pela recente melhora do rating do país por diferentes agências de classificação de risco”.

Por fim, a FIEB reafirma que “tem a convicção de que a decisão de reduzir incialmente a taxa de juros em 0,5 p.p é um sinal de que há espaço para maiores quedas da Selic nos próximos meses. Portanto, esperamos outros cortes de juros para que o processo de retomada do crescimento da economia seja consolidado”, concluiu a nota.

 

Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.