domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ACELEN INAUGURA ESPAÇO EM CANDEIAS PARA CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE

LUANA NEIVA - 03/08/2023 16:10 - Atualizado 03/08/2023

A Acelen, a Fundação Banco do Brasil e a AVSI Brasil inauguraram, nesta quinta-feira (3), um espaço para formação e capacitação das comunidades do entorno da Refinaria de Mataripe, em Candeias (BA). A novidade é fruto da parceria das instituições e envolve investimento conjunto de R$4,3 milhões.

A iniciativa é ampliar o horizonte de oportunidades de jovens e organizações que apoiam as comunidades locais. Chamado de ‘Acelen Acender’, o espaço é uma extensão do Centro de Excelência em Educação Acelen (Acender), que funciona dentro da refinaria para atender aos colaboradores e duas iniciativas executadas pela parceria entre as três entidades serão o ponto de partida do novo espaço, que funcionará no Shopping Candeias.

“Desde que assumimos a gestão da refinaria, o relacionamento com as comunidades é nossa prioridade. Realizamos diagnósticos e escutamos comunitários e Organizações da Sociedade Civil para entender melhor os desafios enfrentados pelos nossos vizinhos e vizinhas. Também criamos Conselhos Comunitários Consultivos utilizando critérios de diversidade e representatividade local. Nessas escutas, educação e qualificação profissional despontam entre as demandas em consonância com nossa crença de que investir nestes dois temas é o melhor caminho para promover o desenvolvimento social e econômico da região onde atuamos”, avalia o vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen, João Raful.

De acordo com o executivo, foram feitos diagnósticos consistentes e participativos a partir da escuta inédita de 461 pessoas da região e de visita a cerca de 60 Organizações da Sociedade Civil (OSC). A Acelen também criou três Conselhos Comunitários Consultivos nomeando 83 conselheiros, utilizando critérios de diversidade e representatividade local. “Queremos estar onde a Bahia precisa e seguiremos cumprindo o nosso propósito de gerar oportunidades e estimular o crescimento local”, complementa Raful.

Amanhã, dia 04 de agosto, será a primeira aula da Jornada Jovem Acelen, que selecionou 100 jovens de 15 a 29 anos no ciclo 2023 para participar de uma jornada de cinco meses de capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho. O objetivo é contribuir para o aumento do número de jovens com competências pessoais e profissionais, preparando-os para o início da vida profissional. A próxima turma será aberta em 2024.

Já o projeto Acelera OSC terá sua primeira aula no dia 05 de agosto. A iniciativa apoiará 30 Organizações da Sociedade Civil (OSC) com dois meses de formações e mentorias, tendo como foco o processo de legalização e formalização das instituições, além da capacitação para elaboração e implementação de projetos nos municípios vizinhos da refinaria. Ainda em 2023, será lançado um edital para apoiar 10 iniciativas sociais de organizações locais, com acompanhamento durante a execução dos projetos.

Foto: Divulgação / Olhos de Lince Filmes

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.